Hora certa para buscar alternativas: Cruzeiro perde talismã de 2023
Se no ano passado o Cruzeiro se acostumou a ter bons resultados fora de casa e oscilar quando atuava no Mineirão, em Belo Horizonte, a situação tem sido oposta na atual temporada. No Campeonato Brasileiro, por exemplo, a Raposa tem 100% de aproveitamento quando joga em seus domínios, mas tem sofrido com resultados ruins quando precisa deixar Minas Gerais.
Ao todo, o Cruzeiro só venceu uma partida na condição de visitante nesta edição da Série A, quando bateu o Atlético-GO por 1 a 0 pela 6ª rodada. De resto, o time mineiro empatou por 0 a 0 com o Vasco e por 1 a 1 com o Fortaleza, além de ter sido derrotado para Atlético-MG (3 a 0), São Paulo (2 a 0), Bahia (4 a 1), Flamengo (2 a 1) e, mais recentemente, Criciúma (1 a 0).
Diante desse desempenho ruim fora de casa no Campeonato Brasileiro, os números do Cruzeiro como visitante em 2024 caíram. Ao todo, foram 18 jogos longe dos seus domínios, com seis vitórias, seis empates e seis derrotas, um aproveitamento de apenas 44% dos pontos.
Na Série A, por exemplo, a Raposa ocupa a 8ª colocação com 20 pontos, mas apenas cinco foram conquistados fora de casa. Ou seja, o time celeste vai precisar melhorar muito os resultados longe de Belo Horizonte se quiser se manter firme na parte de cima da tabela de classificação.
Cruzeiro vacila fora de casa e despenca no Brasileiro
“Nos desorganizamos, não conseguimos montar a estrutura para a bola ser trabalhada. Insistimos do mesmo lado, perdemos bolas e sofremos contra-ataques. Quem teve chance de gol no final foi o adversário. Final muito abaixo do que precisa acontecer. Precisamos nos arriscar, mas com critério e equilíbrio”, lamentou o técnico Fernando Seabra logo após a derrota para o Criciúma.